Certificações

Certificações

O Laboratório Biodiagnóstico submete-se mensalmente à avaliação do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), promovido pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), desde 05/07/1994.

Através deste programa, a qualidade técnico-científica dos serviços prestados pelo Laboratório Biodiagnóstico é testada e posteriormente avaliada por uma equipe de profissionais especializados, com sede no Rio de Janeiro. A partir do controle mensal, o Laboratório recebe anualmente seu certificado de participação, no qual consta o seu grau de avaliação. Além do Programa Nacional de Controle de Qualidade, o Laboratório Biodiagnóstico realiza também seu Controle Interno de Qualidade, através do qual analisa a qualidade das técnicas empregadas por meio de amostras-controle previamente conhecidas.

Constantemente preocupado com as questões ambientais, o Laboratório Biodiagnóstico possui um “Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde”, em plena conformidade com os requisitos da RDC 302, de 13 de outubro de 2005, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Através deste programa, o Laboratório Biodiagnóstico promove medidas de segurança e saúde aos seus colaboradores e clientes, preserva o meio ambiente, reduz a produção de resíduos, o que inclui o emprego de materiais e equipamentos seguros e eficientes.

A fim de controlar a qualidade dos seus exames nas diferentes áreas, o Laboratório possui um Sistema de Controle Interno da Qualidade e participa do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), Programa Externo da Qualidade patrocinado pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas.

Desde Novembro de 2015 o laboratório vem adequando-se aos requisitos do Manual para Acreditação do Sistema de Gestão da Qualidade de Laboratórios Clínicos do DICQ, e no mesmo ano recebeu a Certificação “Categoria Diamante” de Excelência Laboratorial” por seu Excelente Desempenho durante 20 anos consecutivos (Certificação que menos de 30 laboratórios possuem em Santa Catarina segundo o PNCQ).

RESPONSÁVEL TÉCNICO:

Farmacêutico Bioquímico Marco Antonio Siqueira Paes (CRF/SC 238).